segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fotos de Apresentações

Olá,

Abaixo seguem fotos feitas nos dias de apresentação, a primeira delas referente ao dia de apresentação (03/11/09) do protótipo da Envasadora à Banca Examinadora nas instalações da Unifacs (PA-7), e já a segunda no dia (14/11/09) durante Feira Tecnológica para exposição dos projetos realizada no Clube do Baneb onde pode se ver alguns dos componentes da  equipe GEMB e MecWorks.




Ficamos muito orgulhosos em poder participar do evento expondo o protótipo da Envasadora, o qual tanto nos dedicamos, e assim consequentemente ganhamos muita motivação para continuar a desenvolver um belo trabalho no próximo ARHTE em 2010.1 onde provavelmente desenvolveremos uma Máquina Térmica.

Até lá!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Postagem de arquivos do projeto

Como recomendado pelos organizadores do Programa ARHTE, a respeito do compartilhamento de conhecimento, acabamos de enviar todos os arquivos relacionados ao projeto da envasadora, como relatório, slides e programa para o disco virtual da equipe no site 4shared.com.


Para acessar, entre no link: http://gemb.4shared.com


Aproveite e use os dados como fonte de pesquisa para seu futuro projeto, mas mantenha-se dentro da conduta acadêmica recomendada pelo Código de Honra do Programa ARHTE. (Link).


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Trabalho reconhecido

Que legal poder voltar aqui pra comentar sobre os bons resultados obtidos após a avaliação do projeto desenvolvido pela equipe nesse semestre.

Apesar dos imprevistos durante a nossa apresentação à banca, que nos impediram de mostrar o pleno funcionamento da Envasadora, a partir dos dados obtidos com o relatório, a apresentação e postagem constante sobre todo o desenvolvimento aqui no blog, além é claro do vídeo completo contendo imagens e vídeos, os avaliadores da banca reconheceram nosso empenho no projeto nos permitindo alcançar uma boa pontuação geral.

Não bastasse os bons resultados, ainda fomos uma das 33 equipes convidadas para exposição do projeto na Feira Tecnológica do programa ARHTE, que este ano ocorrerá como parte do evento Olimpíada Tecnológica 2009. As apresentações dos projetos serão abertas ao público e irão acontecer neste sábado (14/11/09) no Clube do BANEB, localizado no bairro Costa Azul, das 9h às 18h.

Assim, novamente nos reuniremos até sexta-feira para testar e ajeitar detalhes finais de acabamento da Envasadora.

Aguardamos você, compareça a Feira Tecnológica na hora e local descritos acima, onde nós integrantes da equipe iremos debater e explicar sobre o desenvolvimento e funcionamento do protótipo. Estaremos aptos também a idéias e sugestões para possíveis implementações nesse ou em outros projetos futuros.

Até lá!

*Mais detalhes sobre a Olimpíada Tecnológica em: http://web.unifacs.br/olimpiada

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Vídeo final e Comentários sobre apresentação

Bom, como de costume, ao final do projeto fazemos uma edição de imagens e criamos um vídeo para mostrar todo o processo de desenvolvimento da envasadora. Segue abaixo link para o mesmo no site do Youtube.


Quanto a nossa apresentação hoje, estava tudo pronto e funcionando mas mesmo assim ainda estávamos com um pé atrás. Tudo porque não conseguimos testar a envasadora nos computadores do laboratório, em virtude da conta acessada não ter privilégios de administrador (necessário para poder acessar e controlar a porta paralela). De tal modo os computadores, mesmo com o programa de funcionamento da envasadora já aberto (e sem enviar bits), ativavam automaticamente a envasadora assim que a fonte fosse ligada fornecendo energia à placa.

Isso já havia ocorrido outra vez da mesma maneira quando da época da apresentação da esteira. Não conseguimos testar com a programação no laboratório. Mas, como não houve impecilhos no computador da sala da apresentação daquela vez, acreditamos que tudo ocorreria da mesma maneira.

Puro engano. Por azar, desta vez, provavelmente o computador que se encontrava na sala de apresentações não estava logado com uma conta de administrador e por isso continuou-se o problema de não poder comandar de fato a porta paralela e por conseguinte os dispositivos conectados à placa. Assim, todo o funcionamento da envasadora ficou sem controle, de forma que a bomba de esguicho já estava sendo automaticamente ligada mesmo sem o programa mandar/enviar nenhum bit através da porta.

Pra aumentar os problemas, ao abrirmos outro programa reserva para forçar a zerar o envio de bits estranhamente a válvula foi acionada fazendo jorrar o suco contido no reservatório (que se encontrava já a grande pressão em função da bomba ativada anteriormente) e soltar a mangueira.

Enfim, problemas generalizados que poderiam ser simplesmente evitados caso levássemos até a faculdade algum dos nossos computadores com porta paralela e acesso de administrador.

Tudo isso acabou por atrapalhar em partes a apresentação do projeto hoje à banca examinadora, porém só entendemos que não foi pior porque acreditamos que os avaliadores tenham compreendido que os problemas ocorreram de última hora, tomando por base o vídeo que foi mostrado contendo diversas cenas do pleno funcionamento da envasadora.

Que bom seria se tivéssemos mais uma oportunidade de apresentação, na qual iríamos utilizar o computador antes usado nos testes e tudo daria certo. Pena que não deve haver possibilidades dessa oportunidade ocorrer, de acordo ao regulamento.

Apesar de tudo isso continuamos com esperanças de uma nota justa por todo o trabalho e esforço de cada componente. De qualquer jeito, saímos de lá e aprenderemos com nossos erros usando-os como aliados na busca incessante pela superação lá na frente.

Bola pra frente equipe GEMB!
 
Gabriel S. Borges

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Últimas atividades da equipe

Bom, nesse tempo que se passou da última postagem até o dia de hoje, estávamos dando continuidade na etapa final de desenvolvimento da envasadora.

Interrompemos a construção por alguns dias para se dedicar a elaboração do relatório, que a partir desse semestre, deve ser entregue em no máximo 2 semanas antes da apresentação (03 e 04/10), ficando assim para até o dia 21/10 (quarta-feira) quando finalizamos e entregamos o da nossa equipe à coordenação do curso.

Passada essa trabalhosa, mas importante etapa, reservamos alguns dias para se dedicar mais à algumas provas e entrega de outros trabalhos já marcados.

Em sequência (já na terça-feira dia 27/10) voltamos a trabalhar na finalização do projeto, focando no término da placa de circuito que após o desastroso 1º teste (que felizmente só queimou um fusível e um relé) recebeu atenção e cuidado redobrados nas ligações dos componentes e seus respectivos terminais de fonte de energia.

Porém, após refazer as ligações utilizando um metódo mais confiável, por solda, ainda não conseguimos obter êxito, mas, com maior paciência, conseguimos encontrar os problemas em tempo hábil, antes de testar direto no PC novamente. A placa provavelmente continha algumas ligações erradas nos relés (todas elas indicadas pelas devidas pessoas capacitadas) além de haver um curto em algum ponto do caminho entre a parte negativa e positiva.

E foi assim que rapidamente decidimos pela confecção de uma nova placa (no dia 28/10), seguindo agora orientações já comprovadamente funcionais de um colega de outra equipe, Linsmar da MecWorks, que nos ajudou bastante com o novo esquema do circuito. Então no mesmo dia compramos novamente (gastando mais do que o planejado) os componentes eletrônicos necessários, no local de sempre -  a Praça da Sé e fomos para a residência do membro Bruno Alves ainda há noite para dar início ao novo processo de soldagem dos componentes na placa.

No dia seguinte (29/10) conseguimos finalizar e enfim podemos testar a envasadora. Aproveitamos e ligamos os sensores por barreira de luz montados com uma caneta laser no papel de emissor de luz e um fototransistor TIL78 no papel de receptor.

Daí então hoje (30/10) continuando o projeto, passamos a realizar testes na programação envolvendo os sensores e o acionamento da válvula e da bomba de esguicho que também contou com uma simples, mas signifcativa, ajuda de outro membro da equipe MecWorks, Thiago Mariniello.

Programação e eletrônica funcionando com precisão, decidimos então por finalizar o acabamento externo da envasadora, cobrindo toda a estrutura lateral com uma chapa de alumínio além da fixação e posicionamento correto do laser emissor.

Várias fotos da envasadora foram feitas nesses dias e serão postadas a seguir. Também em breve vídeos dela funcionando serão postados no Youtube, como requisitado no regulamento do Programa ARHTE. Você poderá acessar o nosso canal de vídeos através do link:


Fotos:




A finalização completa do projeto está marcada para amanhã (sábado 31/10), quando realizaremos os últimos testes e deixaremos a envasadora pronta para a apresentação na terça-feira (03/11).

"VAMO QUE VAMO!"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

sábado, 10 de outubro de 2009

1º Teste do motor na estrutura

Com uma fase da parte mecânica finalizada, os alunos Bruno Alves e Messias Junior fizeram o 1º teste do motor acoplado a estrutura com as polias no dia 08/10/2009.

Esta acoplação, por sua vez, estava rodando muito rápido o que causou um problema a ser resolvido.

 Depois de manter a relação do motor com as polias, achamos a solução, que será trocar a polia menor, por uma polia maior, a qual fará com que o sistema total rode de forma mais lenta.

Ontem (09/10/2009), o componente Messias Junior foi trocar a polia, a qual será utilizada para fazer um novo teste na próxima reunião (13/10/2009) e terá o seu desempenho relatado aqui.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Compra dos Componentes Eletrônicos.

Depois de se reunir no dia 06/10/2009 no NMR (Núcleo de Mecatrônica e Robótica) e tirar dúvidas com o estagiário Bruno sobre a parte eletrônica do projeto, fomos até a Praça da Sé comprar os componentes eletrônicos, entre eles estão: reles, suporte para LEDs, ponte terminal, placa ilhada de fenolite, ULN 2003, resistores, diodos, LEDs, entre outros.

Enquanto os componentes Évelin Bastos e Gabriel Sodré ficava responsável pela parte eletrônica, os componentes Bruno Alves e Messias Junior continuavam no enfoque da parte mecânica do projeto.

Já no dia 07/10/2009 a parte eletrônica começou a ser confeccionada no NMR, porém não foi finalizada, a qual deverá ser concluída no dia 13/10/2009 se não houver nenhum impecilho com os materiais.


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Após pausa, dedidação total ao projeto.

Devido a um difícil período de provas que tinhamos pela frente, decidimos fazer uma pausa no projeto para não interferir no bom andamento dos estudos dos componentes.

Passado esse tempo, voltamos com tudo, decidindo aproveitar o máximo do tempo disponível. Assim, nos reunimos no sábado (03/10), e andiantamos boa parte da mecânica. Apesar de parar os trabalhos antes do nosso 'objetivo' (concluir por inteiro a mecânica) devido a alguns empecilhos como a falta de material, restam agora, poucas etapas, são elas: fixação da base giratória por meio da barra roscada e rolamento, acoplar as polias, correia e motor.

A falta de material, que acabou nos prejudicando um pouco no decorrer da construção do protótipo, aconteceu porque algumas mudanças necessárias só foram observadas de última hora por nós durante o andamento do projeto. 

Hoje, os componentes Bruno Alves e Messias Junior saíram para comprar chapas de alumínio e acrílico que faltaram anteriormente.
 
O componente Gabriel Sodré ficou no Prédio de Aulas 7, pois irá participar de uma palestra sobre Eletrônica a ser ministrada pelo Professor Victory Fernandes.

E a componente que vos escreve, Évelin Bastos, ficou responsável pela atualização do blog, e pela confecção do relatório de acordo com o que fizemos/construímos na reunião do sábado (03/10/2009).

Continuaremos nos reunindo ao longo dessa semana para dar seguimento a montagem do projeto, agora o foco é a finalização da mecânica, compra de componentes eletrônicos, confecção da placa de circuito, desenvolvimento do programa controlador da envasadora e conclusão do relatório.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Relatório

Devido a mudança no regulamento desse semestre para o Projeto ARHTE, teremos que entregar o relatório duas semanas antes da apresentação, e com isso, além do início da construção da parte mecânica da envasadora, já começamos a confeccionar a parte escrita a ser entregue a coordenação.

sábado, 12 de setembro de 2009

Compra de Material

Em equipe, saímos para comprar o material necessário para o início da construção da envasadora e já começamos a construí-la. Chapas e cantoneiras de alumínio, rebites, rolamento, polias, correia, bomba e reservatório foram comprados hoje...

Em breve estaremos postando fotos do que já está sendo feito.

Enquanto isso, seguem novos esboços em 3D, feito pelo componente Gabriel Sodré, que mostram como está ficando nosso projeto:

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Finalização da idéia

Inicialmente, tinhamos uma idéia de como seria a envasadora e colocamos essa idéia no papel.

Marcamos um horário com o Professor Targino Amorim, e mostramos o que estavamos planejando fazer. No decorrer da conversa, o professor deu algumas sugestões para a construção do projeto, e sobre algumas coisas que deveriam ser modificadas.

Em equipe, sentamos para discutir as sugestões dadas pelo professor, algumas novas idéias que tinhamos na cabeça e as antigas que já estavam no papel, e acabamos mudando algumas configurações da envasadora para melhor funcionalidade e aplicação da mesma.

Por fim, finalizamos uma idéia geral, colocamos ela no papel e começamos a pôr mãos à obra.


Link da Ata nº 3:

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Projeto Arhte - 2009.2

O protótipo a ser desenvolvido nesse semestre, uma envasadora de materiais viscosos, terá como objetivo o envase de no mínimo 7 recipientes de forma seqüencial, os quais estarão dispostos sob plataforma de sistema rotativo que deve ser controlado via sistema computacional. Esse controle se baseará num software desenvolvido pela equipe que irá proporcionar ao operador entrada de valores referentes a quantidade de recipientes e de material a ser envasado em cada um, desde que dentro das capacidades máximas.

Para isso, após a inscrição da Equipe no Programa Interdisciplinar ARHTE já começamos a nos organizar e reunir idéias...

Em breve serão marcadas reuniões com professores orientadores para discutir e definir nossos objetivos com o novo projeto.

O primeiro esboço em 3D, feito no Google SketchUp já está pronto. 

Confira como imaginamos fazer nossa envasadora:






Link de Atas:

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sucesso!

Foi muito bom ver a esteira funcionando perfeitamente e cumprindo seu objetivo principal com precisão. A equipe encarou o projeto como um desafio, que apesar de parecer difícil à primeira vista, foi se tornando mais concreto à medida que os membros integrantes se dedicavam a estudar, pesquisar, discutir e praticar os assuntos relacionados.

Desta forma, e como prometido anteriormente, fizemos uma edição de todas fotos e vídeos feitos ao longo do projeto em espírito de comemoração aos bons resultados. Confira abaixo:




Passado alguns dias de merecido descanso, voltaremos com força total para o projeto do 3º semestre, uma envasadora de materiais viscosos.


Até lá!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comentários e Downloads

Aeeee galera! A apresentação ontem foi um sucesso, apesar de alguns contratempos no teste no começo da manhã no final deu tudo certo (aproveito pra agradecer ao Ícaro Hagge - monitor do NMR que nos emprestou o cabo Db25 da porta paralela, já que o nosso não funcionou).
Em breve fotos e vídeos do dia da apresentação estarão aqui no blog.

Antes disso, e conforme solicitado pelo professor Victory Fernandes (um dos avaliadores da banca) , segue o link para alguns arquivos relacionados ao projeto (Relatório, Programa em C e Slides de Apresentação).

Acesse o link abaixo, escolha o arquivo e clique no botão download no canto direito da tela.

http://gemb.4shared.com/

Qualquer dúvida, entre em contato!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Concluindo parte mecânica...

Passados mais alguns dias de trabalho conseguimos dar andamento a parte mecânica, que agora já está quase pronta, restando apenas alguns detalhes de junções, suportes e acabamento.

Nesse dia fixamos os roletes à estrutura, adicionamos os pés da esteira, fizemos os guias para a brita, cortamos e colamos a lona e por fim adaptamos o motor ao rolete tracionador.

Seguem algumas fotos feitas ao final da etapa e um vídeo feito pouco tempo depois mostrando a esteira finalmente funcionando e elevando britas com sucesso, justamente como previsto e esperado pela equipe.



Vista lateral da esteira


Vista Superior


Parte traseira em perspectiva


1º Teste


2º Teste


Agora mais do que nunca, todo tempo é precioso. Nós, com dificuldade, estamos tentando conciliar o tempo nos estudos nas disciplinas (cada vez com assuntos mais complexos e com período de últimas provas se aproximando) às tarefas finais do Projeto Arhte, como a conclusão do relatório e preparação da apresentação.

Com a data da nossa apresentação (04/Junho) cada vez mais próxima esperamos que tudo ocorra como planejado e tenhamos os objetivos alcançados com sucesso.

Em breve mais detalhes em relação ao nosso projeto da Esteira Inox. Fique ligado!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Eletrônica concluída!

Após algumas reuniões e compra dos componentes eletrônicos necessários, a equipe concluiu a parte eletrônica do projeto, que consistia em ativar um motor DC (contínuo) através do circuito elétrico feito em placa padrão (pci universal furada) contendo 1 CI ULN2003, 1 Diodo Zener 12v, 1 Relé 12v e 1 conector DB-25 90º "macho" utilizando a linguagem C para programação. Nos testes feitos no NMR (como no vídeo postado a seguir) utilizamos a fonte de tensão contínua que permite escolha de tensão contínua, no caso 12V, mas para efetiva alimentação elétrica da esteira será utilizada uma Fonte ATX (própria de computadores). Aproveitamos para agradecer ao pessoal do NMR que colaborou durante a soldagem dos componentes, desenho do circuito e testes finais de todo o conjunto. Enfim, abaixo seguem algumas fotos e um vídeo feitos nessa etapa.

Placa padrão


Esquema do circuito/ caminho de solda


Motor DC de limpador de párabrisa.


Testando ativação do motor




Motor funcionando...

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Esboço 3D


Essas são as imagens do esboço 3d da esteira projetado no SketchUp. Durante a montagem, algumas soluções podem ser tomadas visando a harmonia do projeto, assim, o protótipo final poderá apresentar diferenças deste modelo acima.

sábado, 25 de abril de 2009

Encontrando grau de inclinação ideal

Seguem abaixo dois vídeos feitos nessa mesma visita do dia 09/04 da nossa equipe ao Laboratório de Física com orientação do Professor Targino Amorim.

Objetivo: testar o atrito entre a lona e algumas britas no plano inclinado para determinar o grau de inclinação a ser usado na esteira - foi concluído com sucesso. Foi observado que o melhor ângulo a ser utilizado é de aproximadamente 26º, mas, tomando precaução e estabelecendo uma margem de erro iremos diminuir um pouco esse valor no momento do corte das peças inclinadas.





Equipe no Lab. de Física



Na quinta-feira, dia 9 desse mês, fomos ao Laboratório de Física para testar o atrito entre a lona e algumas britas no plano inclinado e assim determinar o grau de inclinação a ser usado na esteira. Na foto abaixo, da esquerda pra direita, os componentes: Bruno Alves, Messias Junior e Gabriel Sodré (e no papel de fotógrafa: Évelin Bastos).


quarta-feira, 8 de abril de 2009

Pra começar...

Após efetuarmos a inscrição da Equipe GEMB no Programa Interdisciplinar Arhte e de entregarmos o AnteProjeto no dia 23 de março de 2009, começamos a efetuar algumas tarefas para a efetivação do Protótipo: Esteira Elevadora Horizontal/Inclinada (2º semestre).

Já tivemos reuniões, e também já compramos alguns materiais para comerçamos a "botar a mão na massa".

Amanhã, iremos realizar um teste, juntamente com o Professor de Física (Targino Amorim) no laboratório de Física, referente ao atrito da lona que será utilizada na esteira.