segunda-feira, 22 de março de 2010

Novos Desafios em 2010

Sejam Bem Vindos novamente!


No último dia 17 a equipe se reuniu para realizar a inscrição no site do projeto Arhte para mais essa etapa que vamos encarar pela frente.

Novos desafios irão surgir para esse semestre de 2010.1, mas serão facilmente superados desde que continuemos a realizar mais esse projeto com a organização e responsabilidade adquiridos ao longo da nossa trajetória como equipe. Seguindo os regulamentos, nós iremos projetar e construir uma Máquina Térmica. Segue trecho retirado do documento:

"A máquina térmica deve realizar um trabalho mecânico controlado via sistema computacional. O software de controle (desenvolvido pela equipe) deve viabilizar a inserção das temperaturas inferior e superior de monitoramento do sistema, acionando um aquecedor quando a temperatura do sistema estiver abaixo da temperatura mínima e um dissipador de calor quando a temperatura do sistema estiver acima da temperatura máxima."



Durante esses dias realizamos algumas pesquisas à respeito desse tipo de máquinas para compreender melhor seu funcionamento e aplicação nos dias atuais. Um breve resumo segue adiante:

Esse tipo de máquina é fundamentado de acordo as leis da Termodinâmica. Elas são capazes de transfomar energia sob forma de calor (presente numa fonte quente) em energia mecânica, realizando assim, trabalho, e como não atinge o rendimento de 100% (total aproveitamento - máquina ideal, ciclo de carnot) transfere  parte do calor não aproveitado para a fonte fria.

Um dos primeiros dispositivos que seguiam esse príncipio da conversão da energia do calor em trabalho foi a Máquina de Heron (inventor grego), construída já no século I d.C. Através do vapor gerado pelo aquecimento da água, um movimento de rotação era gerado no sistema.

Mais tarde, no século XVIII,  James Watt (inventor escocês) criou um modelo que obedecia a 2ª Lei da Termodinâmica, onde a máquina que passou a trabalhar em ciclos tornou-se mais econômica e ao mesmo tempo capaz de realizar trabalhos maiores. Assim, acabou sendo adotada por exemplo na movimentação de locomotivas e barcos a vapor, além do uso nas indústrias contribuindo para a revolução industrial que acoteceu 2 séculos depois.

Outros exemplos de aplicações dos conceitos das máquinas térmicas são o motor Stirling, os motores de combustão interna encontrado nos automóveis, as caldeiras, geladeiras, e também os aparelhos de ar-condicionado.

 


Há alguns dias estamos coletando idéias e criando esboços de algum tipo da máquina que imaginamos projetar. Eles serão discutidos e definidos nas próximas reuniões.
Aprecie a nova logomarca que fizemos para a equipe e continue acessando o blog daqui em diante. Acompanhe, discuta, pergunte,aprenda ou auxilie na construção de mais um projeto. Contamos com sua participação!

Abraços