segunda-feira, 26 de abril de 2010

Compra de Materias (23/04/2010)

No dia 23, após aulas lá no Senai-Cimatec, em Piatã, partimos para fazer a primeira compra de materiais necessários para a construção do nosso projeto. Decidimos ir procurar a panela e acessórios na Sete Portas e depois alguns instrumentos em lojas da Calçada.

Pesquisamos um pouco e logo encontramos uma loja com preços mais em conta. Aproveitamos e compramos uma panela de pressão com ótimo volume de 7L e feita de teflon (material polimérico - Politetrafluoretileno PTFE com baixa reatividade além de ótima impermeabilidade em meios úmidos).

Segue abaixo, algumas fotos:





Além da panela, compramos a base para suporte da "boca de fogão", a mangueira de borracha trançada por fios de aço internos (5/16" de diâmetro interno, suporta até 1.000psi), e abraçadeiras.

Partimos então para a compra dos instrumentos em uma loja anteriormente pesquisada por Messias, a Bagarel. Lá encontramos o manômetro, que servirá para acompanharmos diretamente a pressão instantânea do sistema, e o pressostato que servirá na parte de segurança e automação do projeto, atuando no controle de alguma válvula de acordo aos limites de pressões configuradas nele.

Mais adiante daremos início a construção.

Continue acompanhando!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Decisões e primeiros esboços

Após discutirmos em equipe verificamos que seria ideal a construção de uma máquina térmica baseando principalmente nos conceitos de caldeiras a vapor.

Nelas há o aquecimento da água em recipientes fechados para posterior aproveitamento do vapor d'água gerado.



Deveremos pra isso utilizar uma panela de pressão já que essa possui tampas que vedam hermeticamente (de maneira a impedir completamente a entrada ou saída de ar) o interior além de 2 válvulas que possibilitam o escape do vapor no momento adequado e permitam a utilização segura. Uma das válvulas, localizada no centro da tampa serve para controle da pressão e a outra, geralmente na cor vermelha, a válvula de segurança, que se abre próximo ao nível de pressão máxima suportada pela panela.

O vapor poderá ser utilizado na movimentação de algum outro componente do protótipo demonstrando a conservação da energia.

A seguir o primeiro esboço, já em 3D, feito no software gratuito Google SketchUp:




Até a próxima!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Orientação

Hoje pela manhã, após as aulas, nos reunimos com o Professor Fransciso Lemos para sanar algumas dúvidas em relação aos objetivos do projeto.

Aproveitamos para expor algumas idéias de máquinas e verificar a possibilidade de construção das mesmas de acordo aos requisitos do regulamento.

Deveremos definir até a próxima semana.

Até lá