Ontem (14/05) demos continuidade na montagem estrutural da máquina térmica. Juntamos as mangueiras as partes internas da estrutura e cortamos pedaços do tubo de alumínio que seriam destinados a conduzir as mangueiras em seu interior, facilitando os desvios e curvas na mesma de acordo ao "circuito" do sistema.
Erguemos 2 hastes com pedaços do tubo, uma para encaminhar a mangueira até o manômetro, e a outra para fazer o mesmo até o pressostato. Ainda construimos um suporte para o terminal da mangueira que foi acoplado a válvula de esfera.
Quanto a parte da automação e controle do projeto já haviamos decidido em fazer com o acionamento de uma válvula (provavelmente do tipo solenóide) através do pressostato. Essa válvula será um elemento de segurança que ajudará a reduzir bruscamente a pressão do sistema, quando for acionada pelo pressostato.
A válvula ou registro de esfera (acionada manualmente) conduzirá o vapor através da ponta (espigão 3/8") para ás "pás" de uma espécie de roda ou ventoinha. Essa roda deverá estar acoplada ao eixo de um dínamo ("dínamo" para bicicleta - gerador de energia através da rotação de um eixo com o movimento dos pneus) para que consigamos gerar corrente elétrica e assim utilizá-la no acendimento de uma lâmpada por exemplo.
Essas últimas idéias que estávamos evoluindo acabaram transformando o projeto numa espécie representativa também de uma usina termoelétrica, que aproveita a energia do movimento de uma turbina através de gases ou vapores, para geração de energia elétrica.
Assim, ao acabarmos a parte estrutural, saímos em busca de um dínamo para bicicleta pela região de Lauro de Freitas... Depois de várias lojas de bicicleta pesquisadas, sem sucesso, decidimos encerrar as atividades do dia e deixar para comprá-lo na próxima semana.
Ficou acertado que voltaremos amanhã para concluirmos o relatório (que deverá ser entregue nessa segunda-feira 17).
Continue ligado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário