sábado, 8 de maio de 2010

Continuando a montagem

Dando continuidade ao projeto, ontem os membros Bruno e Gabriel se reuniram para comprar mais algumas coisas e realizar alguns testes.

Compramos uma válvula "registro" de esfera (tipo borboleta/ 3/8")  para fazer também o controle manual da pressão no sistema, mas possivelmente será acionado na saída de vapor para ser convertido no movimento de uma ventoinha. Além dele necessitamos de 2 espigões fixo - macho (3/8") para ser acoplado na válvula registro e facilitar prender a mangueira.

Assim, adaptamos os últimos componentes adquiridos ao sistema de mangueiras montado só com o manômetro. Decidimos então observar tanto o funcionamento do manômetro, indicando o aumento de pressão, quanto a eficácia de fechamento da válvula de esfera. Enchemos a panela com água, em torno de 3,5L (metade da capacidade volumétrica), após tampá-la acendemos a boca do fogão e aguardamos o aquecimento da água. Acompanhávamos o aumento da pressão, observando o mostrador do manômetro, preparados para abrir a qualquer hora a válvula de esfera, visando aliviar a pressão, além do preparo para fechar o registro da saída de gás no butijão.

Porém, quando notamos um rápido aumento da pressão quando esta se aproximou de 25 psi, decidimos abrir a válvula de esfera, que mesmo iniciando o alívio da pressão, não foi suficiente, à ponto da válvula de segurança sob a tampa da panela se abrir e conseguir conter a pressão interna. Foi um baita susto!!!!  Mas fechamos a saída de gás e tudo correu bem sem maiores problemas.

A partir daí e visando uma operação com segurança, decidimos estabelecer a pressão de entrada ("cut in") do pressostato em 22 psi quando for o momento da configuração do mesmo.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário